Comida Pet de Verdade!
Entregamos no RJ e em SP !

Canicross

Da série – Esportes para praticarmos com nossos cães

 

O Canicross foi criado na França em 1982 pelo veterinário Dr. Gilles Pernound. Seu objetivo inicial era desenvolver um método de socialização e exercício para o cão. Mas a técnica caiu na graça de todos, logo se transformando em um esporte.

O hoje famoso esporte de “Corrida Cross Country com Cães” é simples, saudável e muito divertido para você e seu melhor amigo.

Vocês correrão em terreno rústico juntos, atrelados por uma guia elástica. Em uma ponta ela estará conectada a um cinto na sua cintura. Na outra ponta, a um peitoral de tração colocado no peludo. Isso mesmo … de tração! Parte da emoção é que na maioria das vezes o cão é mais rápido que o condutor! Então … ele acaba dando uma boa ajuda, principalmente nas subidas!  Como a guia é elástica, nunca há tranco em nenhuma das partes e é possível curtir a natureza em harmonia com seu peludo no trajeto.

 

Mas tem que correr muito?

 

Já cansou só de ler? Calma, saiba que você pode só andar, não precisa correr! O esporte pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer idade. Só é preciso um mínimo de condição física já que você pode começar caminhando, ou seja, fazendo um bom passeio com seu peludo em meio à natureza. Conforme for pegando o jeito, você começa a correr um pouco, e vai correndo mais conforme se sentir confortável. Ou não. Tem gente que faz a prova toda andando e é a maior diversão do mesmo jeito! O importante é se divertir, se exercitar e exercitar o peludo, ao ar livre, curtindo a paisagem e a natureza.

 

Quem pode praticar Canicross?

 

Para competições, não existe um limite máximo de idade para condutores, mas a idade mínima é 7 anos para distâncias curtas. Já para os cães, a idade inicial é de 1 ano. A máxima não é estabelecida, deverá ser avaliada pelo condutor consciente e seu veterinário. O Canicross não requer pedigree e são permitidos cães de todas as raças incluindo cães sem raça definida. Hoje o esporte tem duas federações internacionais.

 

O que preciso ter para começar no Canicross?

 

Fora a sua disposição, apenas do kit, aquele composto da guia elástica, cinta para você e peitoral para o peludo. Existem várias marcas que vendem esse kit no mercado, é fácil de encontrar, procure na internet.

Saiba mais:
Associação Brasileira de Canicross e Esportes Similares (ABCAES)
http://www.abcaes.com

Quer ver mais esportes com cães? Leia nossos textos sobre Agility e SurfdogAgility .