Como introduzir corretamente Alimentação Natural para Gatos 🐱

O assunto de hoje é: “Como introduzir corretamente Alimentação Natural para Gatos”.
 
Para compartilhar essas informações com vocês, vamos dividir aqui algumas orientações que a Veterinária Sylvia Angélico defende.

Publicação Dr.Sylvia Angélico:

Alimentação Natural (AN) adequada tem o potencial de transformar a saúde de qualquer pet. Mas para os gatos ela pode surtir resultados ainda mais incríveis, já que os bichanos são carnívoros obrigatórios (digerem mal o carboidrato) e requerem alimentos naturalmente úmidos para sua integridade urinária e renal.

A questão é que uma parcela grandinha dos gatos não aceita deixar a ração seca. Ao contrário dos cães, que em geral adoram novidades, os gatos têm comportamento neófobo, avesso a quebras de rotina. Se um bichano sempre comeu ração, ele vai querer continuar comendo ração. E de preferência da mesma marca. Sabemos que eles “viciam” em aditivos flavorizantes e até no formato do pellet, o croquetinho da ração.

Há um motivo evolutivo para o gato ser assim. Ainda filhotinho ele aprende com a mãe o que é seguro ingerir e o que não é. Se o gatinho vê a mãe comendo de tudo, ele vai reproduzir esse comportamento e provavelmente aceitará uma ampla variedade de alimentos. Existe uma “janela de introdução de novos alimentos” que vai até por volta dos 6 meses de idade, idade em que o gato já está sexualmente maduro. Por isso é muito interessante apresentar diversos alimentos (saudáveis!) ao gato filhote e adolescente.

A partir dos 6 meses de vida o hábito alimentar prévio se estabelece e começa a ficar mais difícil mudar o paladar do bichano. Quanto mais tempo ele passar comendo exclusivamente ração seca, mais desafiadora poderá ser a transição. Mas sempre vale a pena tentar introduzir AN. (Desde que, claro, isso seja tangível à sua realidade.)

Para saber mais e ver a publicação completa, clique na imagem a baixo: 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *