Alimentação Natural: a Melhor Opção para seu Gato😻

Porque a Alimentação Natural é a Melhor Opção para seu Gato e como Introduzi-la com Sucesso:

Gatos são carnívoros estritos, isso quer dizer que eles não vivem sem os nutrientes provenientes da carne. Na natureza, são predadores de pequenos animais, como passarinhos e pequenos roedores. Esses animais são formados basicamente por água, músculos, vísceras, ossos, pele/pêlos/penas e o que quer que esteja em seu trato gastro-intestinal. Essas presas, assim como a maioria dos animais e nós humanos, têm em torno de 75% de umidade em seu corpo.

Então uma dieta biologicamente adequada para gatos deve chegar o mais próximo possível disso, tendo muita umidade, proteínas e aminoácidos provenientes de carnes e vísceras, gorduras animais, fibras e poucos vegetais. Por isso aqui na Okena PetChef optamos por receitas baseadas exclusivamente em proteínas animais de alta biodisponibilidade, com 80% de sua formulação crua sendo de carnes e vísceras. Para garantir a segurança alimentar e balanceamento ótimo para nossos pets, nossas receitas são cozidas lentamente no forno a vapor e suplementadas. Com isso investimos na longevidade saudável que queremos para nossos pets.

Sendo animais originários do deserto, os gatos não sentem sede naturalmente, e por isso o uso exclusivo de ração seca a longo prazo é tão danoso para eles. Eles nunca beberão água suficiente para compensar uma comida com 7% de umidade ao invés de 70%, e por isso é tão comum gatos que são alimentados basicamente com ração começarem a ter problemas renais aos 10 ou 12 anos. Nos países em que a maioria dos gatos é alimentada com alimentos úmidos (alimentação natural ou alimento em lata de boa qualidade) é comum eles viverem sem problemas renais até os 18 ou 20 anos.

Outro problema comum nos felinos, principalmente nos urbanos, é a obesidade. A falta de espaço e exercícios e a vida mansa que nós damos para eles com certeza têm uma parte da culpa aqui, mas une-se a isso a altíssima densidade calórica das rações, cheias de grãos e outros carboidratos de alta glicemia, e a utilização de palatabilizantes para que os gatos “gostem” da ração e comam bem aquela bolinha nada biologicamente adequada para ele. Os palatabilizantes modernos são verdadeiras drogas, que atuam diretamente nos centros de prazer do cérebro dos cães e gatos, fazendo com que eles “amem” a ração. Com isso eles comem muito mais calorias do que precisariam se tivessem comendo nutrientes de verdade.

Isso é um assunto importante, porque alguns gatos são tão suscetíveis à ação dos palatabilizantes, que rejeitam o alimento natural por esse não dar a mesma “onda” da química da ração a que estão acostumandos. Nesses casos é preciso um detox gradual na transição para o alimento natural para ele desacostumar do estímulo do palatabilizante na hora de comer.

Agora que você já sabe a importância da alimentação natural na vida do seu felino, vamos a algumas dicas para a introdução do novo alimento.

Em média 2/3 dos gatos aceitam a alimentação natural de primeira, e adoram! Mas temos esses 30% que dão um pouco de trabalho … para eles é preciso um pouco de paciência e estratégia. Aqui vão algumas dicas:

* Tire a comida antes de dormir, para que ele não coma durante a noite.

* Deixe a Okena PetChef descongelando na geladeira e pela manhã ofereça em temperatura ambiente, ou morninha, para aumentar o cheirinho bom. Também pode descongelar em banho Maria ou no microondas.

* Se ele não comer, teste esquentar mais um pouco, ou esfriar (alguns gostam gelada!). Se não funcionar, teste misturar na ração seca, ou enfie umas bolinhas da ração na comida, faça bolinhas com a comida, misture um pouco de água, enfim, use a imaginação. Alguns clientes relatam que esqueceram o saquinho no banho Maria e ferveu, e os gatos amaram (não, não tem explicação, mas quem entende gato ?!). O importante é associar a comida com algo que ele já goste para que ele prove, aí com o tempo ele vai descobrindo que o novo sabor, novo cheiro e a nova textura são tudo de bom, estará feito o detox da ração e a transição para a comida! Num instante ele vai comer direto da geladeira!

* Até hoje não tivemos nenhum caso em que o gato parou de aceitar a ração depois de feita a transição, então não se preocupe, quando for preciso comer ração, ele vai comer uma boa.

Alguns gatos têm mais dificuldade em aceitar comida nova, é uma barreira psicológica mesmo, que com o tempo vai cedendo. Tivemos um caso de uma gata que demorou 3 meses comendo com ração enfiada na comida até passar para a comida pura, e hoje come com gosto ambas as nossas receitas no dia a dia e ração seca só nos fins de semana quando a mãe viaja. O importante é você saber que está fazendo o melhor pelo seu felino, e lembrar de quanto trabalho você deu para a sua mãe quando aprendeu a comer o brócolis…😊

Muita gente não quer fazer uma transição total, e nós entendemos isso. Qualquer quantidade de alimento natural já é melhor que nada, então vale usar o que for confortável para cada um. Pelo menos uma boa refeição de comida por dia já fará uma grande diferença para seu gato.

Se tiver alguma dúvida ou bater o desespero, é só pedir socorro pelos nossos canais de contato que tentaremos ajudar!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *