Como exercitar e distrair seu cão durante o período de isolamento social.

Nas próximas semanas será importante nos mantermos afastados de aglomerações e mesmo de amigos e grupos de convívio próximos. Umas das maiores preocupações de quem tem cães está sendo como fazer já que a ida ao “parcão”, à praça ou à lanchonete na qual tomamos café com nosso peludo vendo o movimento ficarão suspensas.

Uma opção é passear pelo seu bairro bem cedo, descendo pelas escadas para gastar energia e evitar a aglomeração do elevador, e lembrando de usar o álcool gel sempre que tocar em maçanetas. Vocês podem dar uma boa caminhada, e se encontrarem algum conhecido, basta um aceno de longe sem parar, todos entenderão. Nada de parar para cheirar outros cães, nem fazer festa para pessoas neste momento, o objetivo é somente gastar energia e respirar ar fresco.

No caso dos cariocas, outra opção é ir à praia bem cedo, aproveitando que estão vazias. Mesmo que você nãoentre no mar, jogar bolinha, correr na areia e pegar um pouco de sol  já gasta bastante a energia do peludo e renova a nossa. O mesmo vale se você mora perto de algum parque ou área verde, é só ter a disciplina de não interagir ou ficar próximo a outras pessoas. E quando cansar, nada de sentar ou encostar em bancou ou cadeiras, volta para casa e espera o elevador estar vazio para subir (ou encara as escadas de novo!)

A restrição é para contatoscom outras pessoas, não para contato com a natureza!

O lado bom disso tudo é que ficaremos mais em casa, ou seja, mais com nossos pets! Você pode aproveitar esse momento para compensar a diminuição da atividade social dos cães com atenção e jogos construtivos em casa. Os gatos normalmente não passeiam mesmo, então só vão achar que finalmente você entendeu que seu lugar é cuidando dele em casa e não sassaricando por aí.  ;-p

Ensinar comandos básicos é uma boa atividade mental para cães e gatos, e usando elogios, carinhos e petiscos como recompensas, eles vão amar e aprender rapidinho (bom … os cães vão … os gatos … boa sorte … ). Nas próximas semanas, daremos dicas de como ensinar os comandos básicos de obediência de forma rápida e divertida.

Para terminar, temos os jogos. Para os gatos, bolinhas com petiscos dentro, varinhas com penas para caçar e canetas laser (com cuidado) podem ser opções. Já os cães adoram jogos de esconder, seja com pessoas ou brinquedos.  Comece escondendo o brinquedo embaixo de um pano bem a vista e dizendo: “procura”. Descubra o brinquedo para ver qual a idéia da brincadeira. Conforme ele for entendendo, você  vai dificultando a brincadeira.

Esperamos que essas dicas te ajudem a passar por esse período de preocupação com mais leveza,sabendo que seu peludo estará sempre disposto aaproveitar omáximo da sua presença em casa e feliz com a atenção extra. Se precisarem de nós, é só chamar!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *