Cuidados com os Cães no Verão

O verão é uma época de calor e sol intensos e é importante ter cuidados redobrados com os peludos neste período.

Intermação

A intermação é o colapso pelo calor e acontece quando os cães ficam superaquecidos e não conseguem resfriar a sua temperatura corporal rápido o suficiente. Isso pode acontecer por conta de exercícios prolongados, ambientes muito quentes ou, mais comum, uma combinação dos dois. A intermação pode ser fatal.

As duas principais formas que os cães têm de se refrescarem são através do suor e do arquejamento (respiração ofegante). O problema é que os cães só suam pelas patas, deixando grande parte da responsabilidade para a respiração. No caso dos cães braquicefálicos (de focinho curto), esse mecanismo também é prejudicado, pois estes animais têm peculiaridades anatômicas que os impedem de respirar corretamente.

O que podemos fazer para ajudar os nossos quadrúpedes a ficarem sempre refrescados?

Água

Fundamental manter acesso irrestrito e constante à água fresca, já que a respiração ofegante, que os ajuda a regular a temperatura do corpo, causa evaporação de saliva e pode levar à desidratação. Tenha certeza que a vasilha de água esteja sempre em um local com sombra, mesmo com a mudança da posição do sol ao longo do dia.

Sombra e Ar Fresco

Se eles ficam do lado de fora eles precisam ter acesso a algum local com sombra. Se eles ficam dentro de casa deixe sempre uma janela aberta e considere deixar também um ventilador. Se o seu cão for braquicefálico em dias mais quentes vale até o ar condicionado se for possível.

“Caminhas” Frescas

Evite deixar as caminhas cheias de toalhas ou cobertores e procure liberar o acesso à cozinha, banheiro e outras áreas com pisos frios, que ajudam a refrescar. Hoje também existem tapetes refrescantes, que você enche com água, que são fofinhos mas geladinhos: a combinação perfeita no verão!

Comida Gelada

Se o seu peludo come a alimentação PetChef, considere servi-la ainda um pouco congelada, no calor um “sorvetinho” cai muito bem!

Na Rua

Mesmo no verão é importante exercitar os cães, mas procure fazer as caminhadas maiores bem cedo pela amanhã. Lembre-se que o asfalto vai retendo todo o calor do sol ao longo do dia por isso mesmo depois do por do sol ele ainda erradia calor e esquenta. Outro cuidado é com as patinhas deles. Nós andamos de sapatos, eles normalmente não. Se estiver na dúvida se a calçada está muito quente coloque a sua palma da mão nela. Se não conseguir manter ela ali confortavelmente por 10 segundos, provavelmente está quente demais para as patas deles! Preferência por caminhadas na grama ou terra batida, que não ficam tão quentes.

O mais importante é saber ouvir o seu cão. Se estiver achando ele muito cansado, apático ou muito ofegante interrompa o passeio, leve ele para a sombra e dê água. Qualquer dúvida, entre em contato com seu veterinário.

 

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *